Nutrição Equilibrada Alimentação saudável sem terrorismo

Resposta Sobre os 20 Alimentos

Recentemente foi divulgado um texto escrito por uma nutricionista falando (condenando mesmo) 20 alimentos. O nome da autora do texto original seria Pâmela Terra.

Como achei interessante e um tanto desequilibrado, aqui vão minhas considerações sobre ele.

Vou transcrever o texto e as considerações embaixo. Segue:

1. Farinha láctea: um mix de açúcar, farinha de trigo, aromatizantes e conservantes. Sinto desapontá-los.

2. Gelatina: vísceras e resto de animais coloridos artificialmente e LOTADA de açúcar ou ADOÇANTE (diet). Melhor usar gelatina incolor batida com suco da fruta. Agora a gelatina pronta, esqueçam!

3. Club social e suas primas Nesfit/Belvita: sério que vocês acreditam nisso? É um mix de açúcar, farinha refinada e óleo vegetal que entope artéria!  Quer ter um infarto? Não se iludam com a versão integral.

4. Bolacha água e sal/maisena: Entope as artérias do mesmo jeito! Você não vai emagrecer ou ficar mais saudável substituindo seu pão por isso aí. É tudo farinha do mesmo saco.

Oi? Acho muito difícil haver algum estudo relacionando as duas coisas! Essas bolachas/biscoitos são apenas pobres em fibras, vitaminas e minerais. Daí a dica é  a mesma: consumir dentro da porção e acompanhar com alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais! Um patê de legumes caseiro no biscoito salgado, pasta de amendoim no doce e salada ou fruta cítrica pra acompanhar!

QUANTIDADE E COMBINAÇÃO são essenciais!!

5. Leite em pó: imagina o que o leite sofreu até virar pó. Para os bezerros de plantão: consuma leite cru ou engarrafado por um produtor da sua cidade.

Leite em pó é seguro por não alimentar  fungos e bactérias (que gostam de ambientes úmidos). Desidratar é ótimo pra conservar! E comprar de produtores locais é excelente, quando possível. Quanto mais perto da fonte, mais chances de ser menos manipulado e, consequentemente, melhor.

6. Sucrilhos: flocos de milho transgênico coberto com todos os açúcares conhecidos. E, coloridos artificialmente em alguns casos.

Existem opções muito mais saudáveis mesmo, como aveia, cuscuz, pão integral caseiro, cereal rico em fibras etc… Ou versões com menos ou sem açúcar!

De novo, na porção certa e combinado com fibras/proteínas (iogurte natural e fruta, por exemplo) fica muito melhor!!

7. Bisnaguinha integral: Rica em farinha , gordura hidrogenada e conservantes.

Moderação e combinação, de novo. Pode até comer a branca, ocasionalmente.

8. Sucos light e todos de pozinho: câncer na certa!!!

Em geral contém muitos corantes, conservantes, etc… É bom evitar!

9. Adoçantes artificiais/sucralose: câncer não demora!

10. Sucos de caixinha: tem 10% de fruta e 90% de açúcar. Pare de preguiça e coma a fruta.

Melhor a fruta mesmo. Mas nem todas as bebidas/sucos de frutas têm a mesma composição. Alguns são melhores. LEIA SEMPRE O RÓTULO.

11. Coca cola e refris afins: câncer com certeza! Em pleno século 21, ano 2018 e vocês ainda não largaram o refrigerante? Poupe-me!

É melhor evitar mesmo, sem neura!

12. H20: é a coca disfarçada. Tudo igual!

Não tem muito a ver!! Refrigerantes de cola tem muito ácido fosfórico, além da cafeína, diminuindo a absorção de micronutrientes importantes. Não é o caso desses de limão, que podem ser consumidos ocasionalmente em pequena quantidade!

13. Sal light: acorda mundo!

É muitíssimo útil pra quem tem hipertensão, se usado na mesma proporção que o sal comum. Contém muito menos sódio (cerca de 50% a menos).

14. Açúcar light: pelo amor de Deus! Nem vou gastar saliva para falar dessa enganação!

O melhor açúcar é o mais natural, ou seja: frutas; seguidas de açúcar mascavo ou melado. E em pequena quantidade.

O Xilitol é outra opção ótima e não causa cáries!

Açúcar light tem metade do conteúdo em adoçante, o que diminui a ingestão calórica, mas não deve ser consumido por diabéticos, por exemplo.

15. Salsicha: cada salsicha ingerida reduz a sua vida em 15 minutos!

Embutidos em geral são carnes de péssima qualidade. E contém nitritos, cancerígenos. Melhor substituir mesmo!

16. Nuggets: segue reduzindo sua vida. Igual a salsicha.

Também produzidos com restos de animais de má qualidade, com aditivos prejudiciais à saúde.

17. Peito de peru: turma que acordou e não sabe se casa, se compra uma bike ou troca a mortadela pelo peito de peru. Lotado de nitritos/nitratos (CANCERÍGENOS) e um pool de sódio. Tudo lixo!

Realmente não é a melhor opção. Nesse caso um ovo ou queijo branco frescal seria melhor. Mas os patês caseiros são os campeões!

18. Margarina: graxa que entope sua artéria. Prefira a manteiga!

Tanto margarina quanto manteiga precisam de moderação por conter muita gordura. Patês caseiros de legumes e ervas são os melhores!

19. Barras de cereais: as nacionais comumente encontradas por aí são LOTADAS de xarope! As barras mais atrativas são difíceis de achar e caríssimas. Não vale o custo beneficio. Coma 2 ovos, você estará mais nutrido(a).

Nada demais! Cada coisa em seu momento e combinação.

20. E por fim, pra quem pergunta: o que comer? A gente responde: comida de verdade!

Receita imbatível!

Quanto menos EMBALAGENS abrir, mais saudável será!

Dica interessante!

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A melhor forma de lidar com os alimentos é preferindo os mais naturais e consumindo os processados de vez em quando. Isso gera equilíbrio na saúde e no paladar, além de evitar a supervalorização emocional dos chamados “alimentos proibidos” (acabam ficando em destaque e chamando até mais a atenção)!

Consciência e equilíbrio sempre! Fica a dica.